29 de out. de 2007

Quais são as chances matemáticas de o Corinthians não cair para a segunda divisão?

by Natália Keri

r= 52% (InfoBola) ou 46,1% (Chance de Gol)

Segundo o site InfoBola, o Corinthians tem 48% de chances de rebaixamento (ou seja, 52% de ficar). Pelo Chance de Gol, 53,9% (e 46,1% de não cair).

O Chance ainda dá conta de uma chance menor que 0,01% do Timão ir à Libertadores 2008, e 5,1% de ir para a Sul-Americana.

O autor é Marcelo Leme de Arruda, estatístico graduado e pós-graduado pela USP. Tem amplo interesse pelo assunto e vasto histórico, mas leva em conta, ainda que muito pouco, os tabus, que são a farinha da crônica esportiva. Entrei em contato com ele para que ele explicasse isso [resposta dele abaixo]. Marcelo, contudo, afirma que suas técnicas testadas fazem parte da sua tese de mestrado.

Tristão Garcia responde pelos números do InfoBola, que é a fonte da maioria dos veículos consultados. O site em si, no entanto, é ruim.

daqui para o fim

Faltando cinco rodadas, Corinthians enfrenta ainda: Flamengo, que luta pela Libertadores (31/10, fora)Atlético Paranaense (04/11, casa), Goiás (11/11, fora) e Vasco (25/11, casa) que também perigam, e, por fim, o Grêmio (02/12, fora) que tenta vaga na Libertadores também.

O América potiguar está rebaixado. Juventude tem 99% de chances. Sobram duas vagas na segundona 2008. O Paraná está com a mão em uma delas (88% Info e 96,4% no Chance). A outra deve ser decidida entre Corinthians, Goiás (25% e 23% respectivamente) e Sport (16% e 12,1%). Outros times têm suas pequenas chances.

Ah, sim, o Timão pega os goianos lá, eles têm três jogos em casa e o alvinegro, só dois...

marcelo de arruda e os tabus

30/10 - No Chance de Gol, nas explicações teóricas, acerca de tabus consta: "Além disso, é dada muito pouca importância a fatos como 'o time A nunca foi longe em competições intercontinentais'...". Macelo de Arruda, no entanto, afirma que "não são consideradas", sublinhado do autor. Em tempo: "minimamente" em latim (minime) quer dizer "não"; em português, são diferentes.

5 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Sidarta Martins disse...

Gostei do que escreveu. Coloquei um trecho e um link lá no que escrevi hoje.

http://nacal.blogspot.com

Abraços,

Brito disse...

O Chance de Gol atesta 99.99% de chances de o São Paulo ser campeão. O Santos responde pelo resto das chances - sonoros 0,01%. A estatística nem considera esse tipo de numeração.

Natália Keri disse...

Salvem o Corinthians!
Coloquei o link do askbrito no klogi.

Luiz Fukushiro disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.